Quem somos

Parkour Generations Brasil

A PARKOUR GENERATIONS BRASIL é o braço brasileiro da maior organização profissional de Parkour do mundo. Uma equipe de praticantes da atividade francesa, que tem como objetivo principal promover e fomentar a atividade através de sua relação com as interfaces esportiva, artístico-cultural, social e ambiental. O grupo é formado por integrantes pioneiros da prática do Parkour no Brasil e atua realizando eventos, ações e produzindo conteúdo multimídia relacionado com a atividade. Seus integrantes possuem histórico de prática corporal em atividades como artes marciais, basquete, ginástica olímpica, dança e capoeira. O grupo atualmente possui uma rotina de treinos profissional, em locais públicos da cidade de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Santo André e Florianópolis. A PKGBrasil possui abrangência nacional, através da realização de eventos, ações, workshops e treinos abertos e também internacional, através da publicação de conteúdo relevante sobre a atividade em seu website e de vídeos na Internet.

O que é a Parkour Generations?

Trabalhando juntos há mais de uma década, os membros fundadores da Parkour Generations criaram um veículo para a transmitir os incrivelmente fortes benefícios e efeitos positivos dessa forma de arte conhecida mundialmente como parkour ou freerunning. Formada por fundadores, pioneiros e os principais desenvolvedores da disciplina através das gerações, a Parkour Generations é um coletivo de parkour definitivo, original e autêntico.

Nossa missão

O trabalho da Parkour Generations é focado em integrar a natureza física e o potencial mental de cada pessoa para a sua vida moderna de uma maneira funcional e holística: para fazer do movimento e uso do corpo uma parte central de sua rotina diária. Isso é realizado através de vários meios incluindo instrução prática, consultas conceituais e de arquitetura, demonstrações ao vivo, pesquisa e formação, trabalhos audiovisuais com video-clipes, comerciais, TV e cinema e apresentações artísticas, performances de dança, teatro e música.

Nosso trabalho

A Parkour Generations trabalha com excelência através de todos os campos da disciplina; desde a aplicação da primeira e mais abrangente certificação de instrutores de parkour do mundo, até fornecer performances e consultas para todos os tipos de trabalhos de mídia e projetos profissionais, fornecer apresentações internacionais para setores do governo, trabalhos fílmicos e fotográficos e liderar pesquisas acadêmicas sobre os aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais que envolvem o parkour.

E o mais importante, nós acreditamos enormemente nos benefícios que essa revolução a partir do movimento tem trazido e pode continuar trazendo para o mundo moderno e isso é refletido em cada um dos projetos que nos envolvemos, não importa o quão pequeno ou grande ele seja.

Holístico

O parkour é a disciplina holística definitiva, uma verdadeira prática transformadora que requer uma união absoluta de corpo e mente para superar os desafios e tarefas apresentadas em nosso caminho. Nós vemos que esse princípio de integração do indivíduo pode ser e deve ser aplicada através de todos os aspectos da vida, desde o treinamento até o trabalho, os relacionamentos, as estratégias e muitos mais. O parkour é tanto sobre a maestria na própria vida quanto a maestria do movimento.

Visão

O praticante de parkour vê os obstáculos como degraus que vão permitir que ele alcance seu objetivo, seja no próprio movimento ou em qualquer desafio da vida. O parkour nos encoraja a expandir nossa consciência sobre o ambiente imediato que nos cerca, para podermos identificar melhor as oportunidades potenciais de movimentos, progresso e crescimento. Quando começamos a ver nosso mundo através de outro ponto de vista, nossa visão sobre nós mesmos também muda e cresce de acordo com essa mudança.

Treinamento funcional

Estando enraizado nos desafios do mundo real por natureza, o parkour desenvolve os atributos funcionais acima de todos os outros. O parkour, em sua essência, é sobre o que funciona em qualquer situação apresentada a nossa frente – em termos físicos isso significa força, coordenação, velocidade, equilíbrio, percepção espacial e agilidade para mover seu corpo por qualquer terreno com confiança, certeza e controle. Em termos mentais e emocionais isso significa ter coragem, perseverança,  disciplina e determinação para ser capaz de decidir sobre o curso de suas ações e seguir em frente.

Auto-conhecimento

O parkour é você: despido e exposto a tarefas, desafios e, com frequência, seus próprios medos e falhas. Porém, o parkour também te fornece ferramentas e caminhos para superar esses elementos. O treino de parkour traz um profundo sentido de auto-conhecimento, você aprende quem você é de verdade e do que é realmente capaz de fazer – não apenas o que você pode ser capaz. Não pode existir auto-decepção, falsa coragem ou desilusões no parkour. Ou você é capaz de cumprir a tarefa ou não – e para sermos honestos, isso é que torna o parkour um ferramenta tão incrível para alcançar um auto-conhecimento verdadeiro e continuar progredindo.

Espírito

O parkour vai exigir bastante de você, fisicamente e mentalmente, isso irá moldar seu corpo e espírito, isso irá moldar seu caráter, integridade e valores – essas são as coisas mais importantes na vida e precisam de constante trabalho e desenvolvimento. Adaptabilidade e versatilidade fazem parte do que é o espírito do parkour – ser capaz de compreender o desafio e a situação em que se encontra e superá-las com graça, excelência e facilidade. O parkour é focado na solução de problemas, sempre.

Comunidade

Apesar de ser em si uma habilidade puramente individual, o parkour sempre teve em seu coração um poderoso senso de comunidade e responsabilidade social. “Ser forte para ser útil”, uma das máximas do parkour, é verdade hoje tanto quando a atividade foi fundada. Por que tornar-se forte, capaz e eficaz se você nunca usa isso para ajudar outros e melhorar o mundo a sua volta? Nossa ideia é sempre compartilhar nossa força e estar disponível, disposto, servir onde pudermos – desde ajudar alguém a carregar uma bagagem pesada até o lançamento de iniciativas ecológicas globais.